domingo, 8 de janeiro de 2017

APROVADA, "NOVA" COPA DO MUNDO VALERÁ APENAS EM 2026. CONFIRA!



Maior torneio entre seleções, a Copa do Mundo agora terá novidades a partir do ano de 2026, segundo a FIFA.

De 32 seleções de todo o planeta - desde a Copa de 1998-, esta competição, a partir de 2026, passará a conter 48 seleções, com formato e mudanças nas vagas a serem definidas em breve.

A decisão será confirmada nesta terça-feira(10) pelo Conselho da FIFA, que se reúne na sede da própria entidade, em Zurique. 

No entanto, toda essa ideia de fazer a Copa do Mundo com diversos países ainda será discutida mais adiante, mas houve um primeiro acordo entre as seis confederações para a decisão de vagas. Confira:

África: 9 (podendo chegar a 10, por causa da repescagem).
Ásia: 8 vagas (podendo chegar a 9, por causa da repescagem).
Concacaf: 6 vagas (podendo chegar a 7). 
Conmebol: 6 vagas (podendo chegar a 7). 
Oceania: 1 vaga. 
Uefa: 16 vagas.




Com todas essas novidades, há também outro quesito sobre o formato da competição. A primeira fase, que atualmente compõem 8 grupos, nesta "nova" Copa do Mundo passará a ter 16 grupos, com três times cada, sendo que os dois melhores se classificam.

Depois, as 32 seleções classificadas irão se enfrentar no mata-mata, até que fiquem somente duas, estas disputando a final.

O aumento do número de participantes do Mundial foi uma das promessas de campanha do atual presidente da FIFA, Gianni Infantino. 

– Para 2026 eu acho que seria positivo aumentar o número de times. Digo isso porque o futebol só melhora em todo mundo. E não é populismo. O papel da Fifa é desenvolver o futebol no mundo, fazer as pessoas participarem.
Vale ressaltar que as  Copas do Mundo da Rússia,em 2018 e a do Catar, quatro anos depois, terá o mesmo formato como as anteriores, sem nenhuma alteração.