Nesta quinta-feira (05) o atual comandante da Seleção Brasileira, o técnico Dunga, definiu a lista dos 23 convocados para a disputa da grandiosa Copa América Centenária.
Havia uma tensão em meio as convocações, pois muitos acreditavam que tais jogadores poderiam estar na lista fúnebre do ex-capitão e campeão do mundo pela Canarinha. Ganso, Alex Teixeira entre outros, eram cotados para vestirem novamente a camisa Amarelinha, mas acabaram não conseguindo este feito.
Assim como ambos citados, outros atletas ficaram de fora da lista da seleção: Kaká (meia do Orlando City), Marcelo (lateral do Real Madrid), Lucas (atacante do PSG), David Luiz (zagueiro do PSG) e Oscar (meia do Chelsea).
Dunga foi direto nas convocações. Já tinha uma ideia sólida e os nomes mais certos para compor o futuro elenco que disputará a Copa América nos Estados Unidos. Vejam quem são os convocados:
Goleiros: Alisson (Internacional), Diego Alves (Valência) e Ederson (Benfica).
Laterais: Daniel Alves (Barcelona), Fabinho (Monaco), Filipe Luís (Atlético de Madri) e Douglas Santos (Atlético Mineiro).
Zagueiros: Miranda (Internazionale), Gil (Shandong Luneng), Marquinhos (PSG) e Rodrigo Caio (São Paulo).
Meias: Casemiro (Real Madri), Luiz Gustavo (Wolfsburg), Elias (Corinthians), Douglas Costa (Bayern), William (Chelsea), Philippe Coutinho (Liverpool), Rafinha Alcântara (Barcelona) Lucas Lima (Santos) e Renato Augusto ( Beijing Guoan).
Atacantes : Hulk (Zenit), Ricardo Oliveira (Santos) e Gabriel (Santos).
Assim, todos os 23 convocados foram listados e receberam o aval de Dunga para atuarem na competição continental. Pode-se perceber também que a lista de nomes do técnico do Brasil recebe sete atletas que possuem idade para atuarem nas Olimpíadas deste ano no Brasil. O goleiro Ederson, os laterais Fabinho e Douglas Santos, os zagueiros Rodrigo Caio e Marquinhos, o meia Rafinha Alcântara e o atacante Gabriel, atuarão também na Seleção Olímpica deste ano.
Além da convocação, houve também algumas mudanças no setor administrativo e interno da seleção. Gilmar Rinaldi, coordenador da seleção, anunciou que dois ex-jogadores foram escolhidos para serem auxiliares pontuais durante a Copa América: do início da preparação até o dia 29, o cargo será de Juninho Paulista; dessa data até o final da competição, o convidado foi Rogério Ceni.
O presidente do Flamengo, Eduardo Bandeira de Mello, será o chefe da delegação nos Estados Unidos.
A Copa América Centenária será disputada entre os dias 3 e 26 de junho nos Estados Unidos. A Seleção Brasileira começará a treinar para a tal competição no decorrer do dia 23 de maio na cidade de Los Angeles. Além dos treinamentos, Dunga e companhia farão amistoso contra o Panamá no dia 29 em Denver. Na Copa América Centenária, O Brasil está no Grupo B, ao lado de Equador, Haiti e Peru.
Jogos da Seleção na Copa América
- Equador (4 de junho)
- Haiti (8 de junho)
- Peru (12 de junho)