Além desse jogo contra o Vasco, o Corinthians teria que ¨secar¨o jogo do Atlético Mineiro contra o São Paulo para matematicamente levantar a taça na temporada deste ano. Deu tudo certo !
O Galo perdeu de virada para o Tricolor por 4 a 2, e viu o Corinthians já comemorar o tão sonhado título.
Foi contagiante, pois a batalha e a força de vontade que a equipe fizera no decorrer do campeonato foi absurdamente incontestada. E para isso, falaremos de algumas situações que fizeram o atual campeão do Brasil a ser um time de desfalques, para um elenco que veio a ser o mais unido de todos.
* Caídas
A marcha foi dolorosa, sofrida e altamente difícil para o time e para a torcida que vibrava todos os jogos assistindo o Corinthians tanto na Arena quanto nas televisões. Tudo começou na Copa Libertadores deste ano, quando o alvinegro alcançou a liderança do seu grupo e se classificou para a fase seguinte da competição. Apesar dos números incríveis na campanha, como melhor ataque e melhor defesa, nem tudo foi fácil na caminhada corintiana. Pode-se dizer que essa história dolorosa e sofrida começou logo quando mesmo na Libertadores, o Corinthians foi eliminado para o humilde e desconhecido Guarani do Paraguai. Foram duas derrotas, uma fora e a outra em casa, que deixou não só o time, mas toda a nação corintiana apática. No Paulistão foi eliminado para o Palmeiras, nos pênaltis, dentro de casa. Mais uma eliminação que para os torcedores foi injusta.
Para piorar mais ainda a vida corintiana, alguns personagens do elenco havia saído para outras equipes, entre eles três dos principais jogadores do elenco alvinegro.Emerson Sheik saiu pelo fim de contrato e indo para o Flamengo, Fabio Santos pelo motivo de que o Cruz Azul do México estava interessado nele, e por último, a peça principal do ataque corintiano, Paolo Guerrero, que queria aumento no salário e ganho de R$ 900 mil por mês.
Muitos acreditavam que com a perdas desses jogadores, o Corinthians iria brigar no máximo pelo meio da tabela. E agora, a crise rodearia o CT do SC Corinthians ? Que nada! Tite usou sua inteligência e acreditou, mesmo no desmanche do time, que a equipe o qual ele comandava iria brigar pelo título.
Tudo bem, não ganhou a Copa do Brasil 2015 por que foi eliminado pelo Santos, mas ali o título brasileiro já estava encaminhado. Era o líder.
Apenas 4 derrotas no Campeonato até agora. E olha que estamos na 35 rodada. E de caída no primeiro semestre, o Corinthians se reergueu e virou o líder de um dos campeonatos mais disputados do mundo.
* De criticados a heróis
As peças mais idolatradas e mais valorizadas pela torcida haviam saído. Fabio Santos, Guerrero e Sheik já não eram mais integrantes do Corinthians.
No começo do ano, Pato foi emprestado para o São Paulo e Jadson foi comprado pelo Corinthians. O caso do meio já foi diferente, pois ele agora já pertencia ao Corinthians. Claro que seria visto de outros olhos pela torcida pelo motivo de que ele viera de uma equipe rival. Mas calou a boca de muitos.
Renato Augusto, por muitos, chamado de jogador de vidro, e hoje está sendo um dos candidatos a levar uma ¨medalha¨de melhor jogador do campeonato.
Felipe era reserva, altamente contestado pela torcida e virou um cherifão ao lado de Gil.
Outros casos dos laterais Edilson e Fagner, do meia Rodriguinho, de Luciano, de Uendel e de muitos outros que quase foram vaiados pela torcida.
Mas um deles, o mais criticado de todos, o mais cobrado e que mais esperou a sua hora, foi para mim, um dos destaques mais marcantes do título corintiano. Vagner Love, o atacante do amor !
Love foi do ¨inferno ao céu¨ no Campeonato Brasileiro de 2015. Muito questionado no início da competição, o atacante nem sempre foi titular e viveu um período horrível de seca ao longo da temporada. Mas deu a volta por cima, calando a boca de muitos críticos. Ao lado do meia Jadson, o atacante do amor é o artilheiro do time no Nacional, com 13 gols. E na última partida diante do Vasco, Love foi decisivo e garantiu o título do coringão.
* Melhor de todos os tempos ?
Adenor Leonardo Bachi, mais conhecido como Tite, que para muitos, virou o melhor técnico do Brasil, foi mais uma vez campeão do Brasileirão.
Atualmente, Tite soma 6 títulos pelo Timão, e possivelmente poderá ultrapassar o número de conquista de Oswaldo Brandão em 2017 como o treinador que mais dirigiu um clube em todos os tempos.
Tite está cada vez mais marcado na história do Corinthians. Ele passou um ano parado, estudando mais um pouco os conceitos de futebol, para que no ano seguinte, aumentasse uma hegemonia na lista dos treinadores mais vitoriosos pelo clube.
Tite impõe respeito e fidelidade no seu trabalho dirigindo a equipe paulista, e sua relação de títulos no Corinthians é impressionante. Começou em 2011, com uma situação semelhante a agora, sendo eliminado na primeira fase da Taça Libertadores pelo Tolima, mas que conseguiu superar a crise e as críticas vindas pela imprensa e torcida.
Porém, depois de um primeiro semestre movido pela eliminação diante do Tolima, Tite arrancou no segundo semestre para vencer o Campeonato Brasileiro. Em 2012, o treinador levou o Timão ao ápice. De forma invicta, a equipe concretizou a tão sonhada e inédita Taça da Libertadores da América, além do Mundial conquistado também no mesmo ano contra a equipe do Chelsea-ING.
Na temporada seguinte, mais dois títulos, sendo o Paulista e a Recopa Sul-Americana.
Com 6 títulos Tite aumenta sua vantagem sobre um dos maiores nomes da história corintiana.
Oswaldo Brandão era até 2013 o técnico com mais títulos pelo clube. Ele ficou marcado pela vitória no Paulistão de 1977, acabando com um jejum de 22 anos – também venceu o estadual de 1954, além do Torneio Rio-São Paulo de 1954 e 1966.
Brandão, aliás, é o dono do recorde que Tite deve quebrar até 2017. O treinador lidera em número de jogos no comando do Corinthians. São nada menos que 435 partidas. O atual técnico alvinegro aparece em segundo, com 340, e vai encerrar a temporada com 343.
Com a disputa da Libertadores, do Paulistão e do Brasileiro, Tite vai superar a casa dos 400 jogos em 2016 e ficar ainda mais próximo de Brandão. Os números dependerão do desempenho da equipe nos torneios. A tendência, assim, é de que ele assuma a liderança no primeiro semestre de 2017 – tem contrato até dezembro daquele ano.
OBS: Não precisa ser corintiano para ver a trajetória da entidade e do elenco vitorioso que é hoje o SC Corinthians Paulista. De tantas falhas, de tantos jogos polêmicos que vimos, de tanta corrupção, de tantos ¨apitos amigos¨e também a Série B vivida pelo Corinthians, temos que dar os parabéns e a bela trajetória do Corinthians nestes últimos tempos.
Parabéns Corinthians pelo Hexa Campeonato, assim como São Paulo e Flamengo.
Fontes: Espn.com
Globoesporte.com
Lance.Net
Nenhum comentário:
Postar um comentário