Após o término do Campeonato Italiano da temporada 2015/16, a Federação Italiana de Futebol resolveu obrigar clubes da Série A a tomarem algumas atitudes em relação ao campeonato em si.
Querendo gerações de jogadores naturalmente italianos na competição, os cartolas já estariam fazendo exigências para que os italianos "dominassem" a Série A desde já.
A primeira das medidas tomadas é que os clubes incluam ao menos oito jovens -provenientes da base- no time profissional com idade entre 16 e 21 anos na próxima temporada. Os clubes, no entanto, deverão dar "roupagem" para os garotos afim de que estes possam ter experiência em jogar nos grandes do país. Quatro deles devem ter uma experiência de três anos em qualquer clube da Itália, enquanto os outros quatro devem ser promovidos das categorias de base do próprio clube.
Na UEFA, esta regra já é utilizada na lista de inscritos para competições da Champions League. O certo é que as conclusões sobre esse tema estão sendo muito mal vistas pelos dirigentes dos grandes clubes italianos. É o caso do dirigente da Juventus, por exemplo, que falou que o futebol italiano não está preparado para esse tipo de regra, e que seria melhor ter adotado soluções antes de colocá-la em prática.
Resta agora saber como os clubes e o próprio campeonato em geral irá se submeter a essa nova regra. É preciso rever as ideias e mudanças antes mesmo que algo saia errado.
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário