segunda-feira, 7 de dezembro de 2015
Que erro! : Mano se decidiu mal a ter escolhido o mundo chinês.
A saída do técnico Mano Menezes para o futebol chinês, para mim, continua sendo inútil e sem nexo. Ora, se Mano estava treinando o Cruzeiro tão bem, pra que sair da equipe em um momento tão bom?Apesar da Raposa não ter ido para a Libertadores, Mano trouxe o time mineiro dentre os 8 últimos do campeonato para os dez melhores do Brasileiro. Aplausos para Mano neste quesito!
Seus anos de estudo na UEFA para virar um técnico Top para comandar as melhores equipes do mundo virou lama. Se a Europa, em se tratando de futebol, está há anos luz do Brasil, imagine da China.
A crítica perfeita para falar um pouco mais sobre a decisão de Mano dar a preferência para a China é o seu curso da UEFA.
O que estou querendo dizer, na verdade, é que os anos de estudo de Mano para obter o certificado e treinar uma grande equipe mundialmente conhecida desmoronou-se totalmente.
A melhor opção seria ficar no Brasil, em especial o Cruzeiro Esporte Clube, pois as técnicas, as estratégias e os métodos que Mano poderia utilizar para ser visto entre as equipes europeias, era no continente sul-americano, era no Cruzeiro. Mano Menezes estudou tanto para virar um bom treinador, que na próxima temporada irá comandar o Shandong Luneng, equipe pouco conhecida e pouco visada no futebol mundial. O mundo em que Mano comandará sua equipe é o mesmo mundo que Felipe Scolari e Vanderlei Luxemburgo estão. Mas tanto Felipão quanto Luxemburgo não são ótimos técnicos e que já ganharam vários títulos ? Sim, eles são, mas no momento estão ultrapassados.
Felipão, por mais que conquistou vários títulos importantes e especialmente a Copa do Mundo de 2002, hoje é lembrado como ´´ Técnico dos 7 a 1´´, e que jamais será esquecido.
Luxemburgo ganhou vários e numerosos títulos, mas se você for pegar um retrospecto de Vanderlei de 2005 pra cá, verá que o ´profexô´ganhou quase nada.
O que tudo isso implica,e fazendo uma tradução curta e grossa, é que a opção de Mano Menezes ir para a China foi falha e pecadora, fazendo com que todo os seus anos de estudos para ser um Top mundialmente conhecido acabou sendo interrompido pela talvez ganância e ´´ gula´´ do dinheiro chinês.
O melhor a ser feito era que Mano continuasse com o planejamento cruzeirense, pois admito que se caso ele ainda estivesse no comando, a Raposa chegaria longe na próxima temporada com uma comissão técnica dedicada e um elenco mais pronto.

Nenhum comentário:
Postar um comentário