sexta-feira, 23 de outubro de 2015

75 Anos do Rei : Ceará e Fortaleza relembra passagem do rei do futebol na capital




Comemorando 75 anos de idade hoje, o rei do futebol foi lembrado pelos dois clubes cearenses de maiores massa no estado. Ceará e Fortaleza relembram o dia em que Pelé pisou na capital.
O Vozão relembra o dia em que enfrentou o Santos do craque do peixe e ganhou por 2 a 1, de virada no estádio Presidente Vargas.
O Leão do Pici, por sua vez, homenageia o eterno craque da seleção brasileira quando este vestiu a camisa do tricolor junto com Pepe, em anos anteriores.
Vejamos como tudo isso aconteceu:







Ceará Sporting Club
A façanha ocorreu no dia 3 de dezembro de 1972, no estádio Presidente Vargas. O jogo foi válido pelo Campeonato Brasileiro daquele ano, o Vovô bateu o Peixe, de virada, por 2x1. Todos as atenções daquela partida estavam voltadas para Pelé que, aquela altura, já era consagrado pelo 1000° gol na carreira, pela conquista dos três títulos mundiais com a Seleção Brasileira e o bicampeonato mundial de clubes. 

Já entrada em campo, o Rei foi bastante festejado e entrou em campo cercado por crianças torcedoras do Ceará. 

Quis o destino que o próprio Pelé abrisse o placar aos 11 minutos de jogo. A euforia nas arquibancada era tanta que até os torcedores do Vovô, encantados pelo Rei, vibraram o tento. Mas no 2º tempo, o Alvinegro de Porangabuçu voltou com tudo e conseugiu a virada. Primeiro com um gol de Samuel, aos 17 da etapa final. E coube a Da Costa - um dos grandes destaques do time naquela década - marcasse o gol da vitória, aos 30 do 2º tempo. 
Ao fim do término da partida, o clima era digno de conquista de título, com invasão de campo generalizada no gramado do PV e muita comemoração por parte da torcida alvinegra. O jogo contou com quase 40 mil torcedores (o dobro da atual capacidade do PV) é considerado a maior renda e público da história do estádio. Segundo o borderô da época, foram 35.752 pagantes e renda de Cr$ 207.571.  

Confira a ficha técnica da partida:
Ceará 2x1 Santos
Competição: Campeonato Brasileiro de 1972
Data: 3/12/1972
Renda: 35.752 pagantes (2.321 não pagantes)
Gols: Pelé (11 do 1ºT) para o Santos; Samuel (17 do 2ºT) e Da Costa (30 do 2ºT) para o Ceará
Renda: Cr$ 207.571
Árbitro: Carlos Costa
Auxiliares: Harri da Costa Ramos e Assis Furtado

Ceará: Hélio, Paulo Tavares, Odélio, Mauro Calixto, Dimas, Edmar, Joãozinho, Nado, Jorge Costa, Samuel e Da Costa. Técnico: Inonísio Mosca

Santos: Joel Mendes, Turcão, Paulo, Altivo, Murias (Vicente), Léo, Pitico, Roberto Carlos, Afonsinho (Edu), Pelé e Ferreira. Técnico: Pepe

Fortaleza Esporte Club
Em 1959, um ano após se tornar campeão mundial pela Seleção Brasileira, Pelé, ao lado do também santista Pepe, disputaram um amistoso contra o Leão do Pici, no Presidente Vargas que terminou empatado em 2 x 2. Antes da partida, Pelé e Pepe, atendendo a um pedido da diretoria do Fortaleza, em um gesto amigável, vestiram a camisa do Tricolor do Pici e deram uma volta olímpica no gramado do PV.


Nenhum comentário:

Postar um comentário