sexta-feira, 11 de setembro de 2015

BRASILEIRO DE 2016 PODE TER NOVAS MUDANÇAS EM RELAÇÃO A ARBITRAGEM

André Luiz de Freitas Castro, no centro, será o árbitro na quarta-feira

Para o próximo ano, o campeonato brasileiro de 2016 poderá ter uma novidade para a comissão brasileira de arbitragem. Isso poderá ocorrer por que a Comissão Nacional de Clubes(CNC), fez um pedido após a última reunião que teve na noite desta quinta-feira(10/09/2015). A CBF vai solicitar a Fifa(entidade superior) para utilizar tecnologia para auxiliar os árbitros da Série A do Campeonato Brasileiro a partir de 2016. Marco Polo Del Nero, atual presidente da CBF, será o responsável dessa situação.

"Sabemos que é impossível a seres humanos atingir o índice de erro zero na arbitragem. Por isso, considerando a solicitação dos clubes, a CBF pleiteará junto à Fifa a aprovação do uso de imagens da TV para auxiliar os árbitros. Queremos que o Brasil tome a liderança no processo de introdução da tecnologia no futebol e que sirva de referência para outros campeonatos no mundo", disse Marco Polo



O projeto prevê a criação do cargo de Árbitro de Vídeo (AV), "que terá a atribuição de corrigir erros técnicos ou disciplinares claros e indiscutíveis que possam alterar diretamente o resultado ou o desenvolvimento das partidas, obedecendo ao princípio de não interrupção do jogo", segundo a CBF.
A princípio, serão passíveis de interferência do árbitro de vídeo:
- Dúvida se a bola entrou ou não no gol;
- Saídas da bola pela linha de meta, quando na mesma jogada ou contexto for marcado gol ou pênalti;
- Definição do local de tiros livres diretos, ocorridos nos limites da grande área, para definir se houve ou não pênalti;
- Gols e pênaltis marcados, possibilitados e evitados em razão de erro em lances de faltas claras/indiscutíveis, não vistas ou marcadas de modo claramente equivocado
- Impedimentos por interferência no jogo, caso na mesma jogada haja gol ou pênalti;
- Jogo brusco grave ou agressão física (conduta violenta) indiscutíveis não vistos ou mal decididos pela arbitragem;

O plano que será entregue à Fifa para avaliação foi desenvolvido pela Comissão Nacional de Arbitragem e será apresentado por Manoel Serapião Filho. Ele viajará a Londres no próximo dia 14 de outubro para participar do Painel Técnico Consultivo da IFAB (International Football Association Board), órgão que regulamenta as regras do futebol.
"O AV atuará com base em imagem televisiva simultânea e com possibilidade de imediato replay. A comunicação com os árbitros será feita por ponto eletrônico - disse o ex-árbitro", disse Serapião.
"É importante dizer que a tecnologia não evitará todos os equívocos de arbitragem, pois a atuação do AV somente se dará para evitar erros claros, indiscutíveis e que tenham influência no resultado da partida", acrescentou Sergio Correa, presidente da Comissão Nacional de Arbitragem.
 Outro pedido dos clubes é que possam acompanhar os trabalhos da Comissão de Arbitragem. Del Nero autorizou a indicação de cinco representantes das equipes (um de cada região) para enter o sistema de escala, notas e sorteio dos juízes de todas as séries do Brasileiro. Eles também visitarão a Escola Nacional de Arbitragem.
.